quarta-feira, 9 de novembro de 2011

EXPERIÊNCIAS DURANTE O ESTÁGIO

            Durante nossa intervenção encontramos muitas dificuldades, resistência dos alunos para com a dança, não quererem deixar o futsal de lado, reclamações das aulas teóricas, enfim, dificuldades que nós já esperávamos, e mais cedo ou tarde iriam acontecer. Por outro lado, ficamos muito satisfeitas com o resultado do estágio, conseguimos fazer com que os alunos refletissem sobre a questão da separação de gênero, através de textos e debates que levamos para as aulas, nesses debates os alunos de forma geral participaram ativamente, inclusive expondo suas próprias opiniões, e isso foi muito importante, pois pudemos aprender o que eles pensam e assim conhecê-los melhor.

            As aulas práticas de dança foram difíceis no início. A começar pela timidez, os movimentos e passos ficavam limitados, aos poucos foram se soltando. No final da nossa intervenção percebemos que além de atingir nossos objetivos, observamos que os alunos gostaram de trabalhar a dança, e nos surpreendemos, pois a proposta era apenas apresentar as coreografias para a própria turma, porém eles queriam apresentar para toda a escola, isso nos deixou muito felizes, queriam apresentar o trabalho desenvolvido para as demais turmas.

           Percebemos que nem sempre conseguimos realizar o que é proposto nos planos de aula, é preciso fazer modificações e adaptações, assim como fizemos durante nossa intervenção. Ao percebermos que os alunos não estavam satisfeitos com a nossa proposta buscamos alternativas, deixamos os alunos jogarem futsal assim como queriam, porém, com condições impostas, interagindo meninos e meninas, dessa forma nossa intervenção obteve sucesso. Aprendemos que às vezes é necessário ceder, deixar os alunos participarem e opinarem durante o processo, dessa maneira as aulas tornam-se um atrativo a mais para os alunos, demonstrando mais vontade e interesse em participar das aulas.

Durante nossa intervenção tiveram momentos nos quais não conseguimos desenvolver nossas aulas, pois em três oportunidades os alunos participaram de eventos que ocorreram na escola. O primeiro deles foi um intercâmbio entre a Escola São Luís e a Escola Dr. José Miguel de Cariacica, com a finalidade de conhecer a diversidade cultural de cada localidade, as duas escolas fizeram apresentações culturais, a nosso ver esse tipo de evento é importante para ampliar os conhecimentos culturais dos alunos, bem como, conhecer uma cultura diferente do qual estão habituados. O segundo evento foi um Sarau Literário promovido pela própria escola, tratava de apresentações dos alunos baseados em literaturas, no qual apresentaram músicas, peças teatrais, poemas e poesias, danças entre outras apresentações. Verificou-se que esses tipos de eventos são importantes para a ampliação do conhecimento cultural dos alunos, e perceber que existem outras culturas que muitas vezes desconhecemos culturas diversificadas. Assim também o Sarau Literário.
E o terceiro evento foram os jogos interclasse, promovido em comemoração ao dia das crianças. Verificou-se através deste  evento que o fator competitivo está cada vez mais presente nos espaços escolares. Observando um pouco dos jogos ficou visível que os alunos em geral só pensam em vencer, independente da forma com que isso vai ocorrer. Percebemos que o jogo ao invés de ser um momento de integração entre as turmas torna-se um momento de conflito, constantes brigas e reclamações, pois todos possuem apenas um objetivo, a vitória.

        Se pararmos para pensar esse não é o verdadeiro objetivo da escola e menos ainda da educação física, tanto um como outro, não buscam formar atletas de alto nível, com determinadas habilidades, e nem gerar o fator da exclusão, fator este que ficou evidente durante os jogos. Sabemos que quando nas escolas ocorre este tipo de evento sempre os alunos que possuem mais habilidades e identidade com o futsal participam, e os outros ficam apenas na torcida, muitas vezes nem isso, acham um “saco” ficar ali na quadra assistindo os colegas jogarem, pois sempre são excluídos por eles.

Um comentário:

  1. Acredito que essa experiência que tiveram foi muito positiva. Souberam como enfrentar as dificuldades que vocês iam encontrando no decorrer do estágio. Para desfrutar da beleza das rosa, antes é necessário aceitar seus espinhos. Parabéns!

    ResponderExcluir